quinta-feira, 19 de agosto de 2010

São José Liberto - Nos tempos da Ditadura

Nos anos 1970, eu e minha companheira Janete, que hoje é deputada federal, fomos presos pela Ditadura Militar. Janete, que estava grávida de nossa primeira filha Artionka, foi solta após um mês na prisão. Eu fiquei seis meses no presídio São José por ter lutado pela liberdade, o que na época era considerado ser subversivo, muitos jovens não conhecem essa parte da minha história e da história do Brasil. A RBA, rede de televisão do Pará fez um documentário sobre o presídio São José, que depois foi desativado e transformado num belo ponto turístico. Fui entrevistado e contei a história da minha passagem por lá à jovem jornalista Talita Iketani, de apenas 23 anos.
Veja o que disse o jornal Diário do Pará sobre a série:

"Em plena ditadura militar, o ex-governador e ex-senador do Amapá, João Alberto Capiberibe, foi levado ao presídio como preso político. Ele fez questão de vir a Belém e conceder a entrevista exclusiva à repórter da RBA, no mesmo ambiente em que viveu alguns dos piores períodos da vida dele. “Os agentes raspavam nossa cabeça com uma máquina enferrujada e depois tocavam o sino anunciando a chegada de um novo preso. Até hoje quando sofro algo ligado ao estresse emocional eu ouço aquele sino tocando na minha mente", relata emocionado o político.
A coleta de depoimentos como este fez a jovem repórter de 23 anos, há 2 na RBA, conhecer detalhes do que ela só ouvia falar em conversas sobre um tempo em que não era nem nascida. “Tudo era novo para mim. As lembranças de Capiberibe ajudaram em muito a traçar o perfil de alguém condenado por pensar diferente do regime militar”, conta Talita."
Abaixo reproduzo "teaser" da série no Youtube. Eu, Janete e nossa filha Artionka aparecemos sentados no pátio do presídio em 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário